Notícia - Jundiaí , Abrapa vai participar de eventos comemorativos ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Jundiaí , Abrapa vai participar de eventos comemorativos ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

“SOMOS IGUAIS. PRECONCEITO NÃO”

No dia 1º de dezembro comemoramos o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, criado desde 1987 pela ONU (Organização das Nações Unidas). A comemoração deste dia busca reforçar a importância da solidariedade às pessoas vivendo com HIV/AIDS.

O laço vermelho foi escolhido como símbolo na luta contra a doença em 1991, em Nova York. Os autores inspiraram-se nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue, o amor e a infecção pelo HIV. O símbolo foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.

Em 2011, convidamos toda a população de Jundiaí a promover a solidariedade às pessoas vivendo com HIV/AIDS e declarar sua adesão a esta luta, utilizando o laço vermelho no dia 1º de dezembro e mobilizando seus amigos e parentes a fazerem o mesmo.

Para tanto a Secretaria de Saúde por meio do Programa Municipal de DST/AIDS de Jundiaí e do Centro de Testagem e Aconselhamento organizou ações educativas e comemorativas em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí, Diretoria de Ensino e organizações não governamentais dentre elas ABRAPA- Associação Brasileira de apoio a pessoa com AIDS.
A parceria com a Associação Comercial e Empresarial se dará com a distribuição de 8 mil laços vermelhos aos lojistas, funcionários do comércio e população em geral.

Além disso, serão fixados laços vermelhos de 2 m de altura em 10 pontos estratégicos da cidade, a saber: Paço Municipal, Poupatempo, Parque da Cidade, nos canteiros das Av. Dr. Olavo Guimarães, Av. Itatiba, Av. 9 de julho, Av. Jundiaí, Av. Frederico Ozanam, Av. dos Ferroviários, Av. 14 de Dezembro.

Durante o dia 1º, a Barraca da Camisinha estará na Praça Governador Pedro de Toledo, juntamente com voluntários das ONGs que incentivarão a população a escrever mensagens de solidariedade às pessoas que convivem com HIV/AIDS. Estas mensagens serão fixadas na “Árvore dos Desejos” que ficará em exposição no Ambulatório de Moléstias Infectocontagiosas (AMI) durante o mês de dezembro.

A parceria com a Diretoria de Ensino se dará por meio do Projeto Ações Preventivas na Escola com a capacitação de educadores universitários integrantes do Programa Escola da Família, mobilização da comunidade escolar sobre a temática do HIV/Aids e Hepatites Virais em 14 escolas estaduais entre os dias 27/11 e 04/12, além da confecção e distribuição de 4 mil laços vermelhos e folhetos educativos para as comunidades de 04 escolas no município de Jundiaí e 01 em Louveira nos dias 03 e 04/12, a saber:

1. E.E. Paulo Mendes Silva
2. E.E. José Silva Junior
3. E.E. Maria de Almeida Scheledorn
4. E.E. Almerinda Chaves
5. E.E. Alberto Ferreira Rezende (Louveira)


PROGRAMAÇÃO

Apresentação da performance “Diga não à discriminação” pela Cia Paulista de Artes e a entrega simbólica do laço vermelho nos centros comerciais e terminais de ônibus.

DATA: 01/12/11, 5ª Feira

7h30 – Terminal Central
8h15 – Terminal Vila Arens
9h – Centro Comercial V. Arens – Av. Olavo Guimarães em frente à Igreja ou próximo ao Banco do Brasil
11h - Centro - Praça Governador Pedro de Toledo

12h – Centro Comercial V. Rio Branco - Av. Itatiba altura da Igreja Santa Terezinha
16h – Centro Comercial Hortolândia- Rua Itirapina, cruzamento com a Praça do lado do supermercado Boa
17h - Paço Municipal
17h30 – Terminal Hortolândia
18h – Terminal Central
19h – Solenidade de Abertura - Praça Governador Pedro de Toledo

Fonte:

 
< Voltar