Notícia - Hoje, 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a AIDS- Incidência de AIDS diminui na região sudeste do Brasil .

Hoje, 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta contra a AIDS- Incidência de AIDS diminui na região sudeste do Brasil .

Apesar da menor ocorrência de casos da doença, prevenção precisa ser mais efetiva entre os jovens, que apresentam maior risco, pela intensa atividade sexual

Uma data para enfatizar a importância da prevenção, não só do HIV, como também de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) entre homens e mulheres, de todas as faixas etárias. Dentre as doenças de contágio sexual, a AIDS é uma das mais preocupantes, porque ainda não tem cura, apesar da diminuição de sua incidência.

Segundo informações do Boletim Epidemiológico, divulgado em junho de 2011 pelo Ministério da Saúde, houve uma queda no índice de casos registrados de AIDS (condição em que a doença já se manifestou) na região sudeste do Brasil. Nos últimos 10 anos, a taxa de incidência reduziu de 24,5 para 17,6 casos por 100 mil habitantes.

A maior concentração de divulgação e acesso às informações para a prevenção da AIDS na região sudeste contribuíram para a diminuição do índice. “A conscientização, por meio de campanhas para evitar a AIDS, faz com que o indicador de notificações da doença diminua”, explica a professora Márcia de Sousa, docente do curso de Enfermagem do Complexo Educacional FMU.

Contudo a ocorrência de casos entre jovens de 13 a 19 anos ainda é preocupante. De acordo com o Boletim Epidemiológico, o contágio entre adolescentes é feito de forma sexual e é maior entre as mulheres. “Isso ocorre porque pessoas nesta faixa etária tem uma atividade sexual muito mais intensa do que os adultos. E o risco de infecção é maior entre as meninas, quando existem diversos parceiros”, comenta a professora.

A incidência de AIDS entre adolescentes é maior porque os jovens não dão importância ao risco, apesar da divulgação feita por meio de campanhas. “Um estímulo maior para atingir essa faixa da população seria a difusão de informação pelas redes sociais, por exemplo”, finaliza a professora.

O Complexo Educacional FMU, que reúne as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdades Integradas de São Paulo (FISP) e Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM FAAM), é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos há mais de 40 anos. Atualmente, a instituição oferece mais de 80 cursos de Graduação, 50 opções de Pós-graduação (Especialização e MBA), 40 cursos de Extensão e Mestrado em Direito. Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores mestres e doutores, que oferecem aos estudantes um ensino diferenciado e inovador.


Fonte:

 
< Voltar