Notícia - Casos de Aids em Piracicaba tiveram redução de 73% nos últimos 5 anos

Casos de Aids em Piracicaba tiveram redução de 73% nos últimos 5 anos

Secretaria de Saúde registrou 21 casos no ano passado e 80 em 2007.
Faixa etária dos 30 a 39 anos ainda é a mais atingida pelo vírus HIV

O número de pessoas contaminadas pelo vírus HIV, causador da Aids, caiu 73% nos últimos cinco anos em Piracicaba, no interior de São Paulo. Dados da Vigilância Epidemiológica apotam que o município registrou 21 novos casos da doença no ano passado, ao passo que em 2007 foram 80 portadores identificados. A faixa etária de 30 a 39 anos ainda é a mais atingida.

Em 2010, o registro de portadores da doença foi de 38, redução de 48% do número de casos em relação a 2011. O balanço da Vigilância mostra ainda que de 1982 a 2011, a cidade registrou 1.473 casos do vírus que atinge o sistema imunológico a ponto de tornar mortais infecções geralmente corriqueiras. O sistema imunológico é responsável pela proteção do organismo.

Dados
As informações do banco de dados referem-se aos registros informados pelos portadores à Vigilância. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, os dados não refletem o total exato do números de soropositivos em Piracicaba. O número pode ser ainda maior porque há pessoas que não declaram ou sequer sabem da doença.

O coordenador do Centro de Doenças Infecto-Contagiosas (Cedic) de Piracicaba, Moisés Taglietta, explicou que os casos diagnosticados positivos são tratados e acompanhados pelo Cedic. "É preciso que as pessoas se conscientizem e façam o teste. Além do exame, são realizadas ações de orientação e prevenção, como palestras e distribuição de material informativo", disse Taglietta.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao

Fonte:

 
< Voltar