Notícia - Encontro internacional de tatuadores e body piercing realiza testagem de aids, hepatites e sífilis

Encontro internacional de tatuadores e body piercing realiza testagem de aids, hepatites e sífilis

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, vinculado a Secretaria de Estado da Saúde, realizou ação de testagem para HIV, sífilis e Hepatites B e C, durante O 3º Encontro Internacional de Tatuadores e Body Piercings do Brasil, nos dias 19, 20 e 21 de julho em São Paulo. A expectativa era atender 150 pessoas por dia, o que equivale a 600 testes (cada pessoa realizará 4 testes). Ao todo, 60 profissionais (enfermeiros, biologistas, psicólogos, assistentes sociais, técnicos administrativos) do CRT DST/Aids-SP trabalharam na atividade.
Durante esses dias, os participantes da feira tiveram acesso ao teste rápido para HIV, sífilis e Hepatites B e C. Os testes são simples, rápidos e indolores, realizados com privacidade e sigilo. Os resultados dos 4 testes podem ser obtidos em cerca de uma hora e meia.
Para Artur Kalichman, coordenador adjunto do Programa Estadual DST/Aids-SP, a realização da ação neste espaço é oportuna. “O HIV, sífilis e hepatites podem ser transmitidas por meio de instrumentos utilizados para realização de tatuagens e colocação de piercings. Trata-se de uma oportunidade de saber como prevenir a transmissão, proteger a si e seus clientes, além de fazer os testes”, observa.
O diagnóstico das infecções por HIV, sífilis e hepatites é fundamental para tratamento precoce e adequado, e importante para o controle da epidemia e qualidade de vida de seus portadorse. Os testes ofertados durante a feira estão disponíveis sem custo em toda a rede pública de saúde.


Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Fonte:

 
< Voltar