Notícia - Unaids lança campanha de prevenção e testagem da Aids na Copa de 2014

Unaids lança campanha de prevenção e testagem da Aids na Copa de 2014

O evento de pré-lançamento da campanha global de conscientização sobre o HIV do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (UNAIDS), Proteja o Gol, nesta quinta-feira (5), contou com a participação de convidados internacionais como Ndaba e Kweku Mandeila, netos de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, e do ator e diretor de Hollywood Richard Grant.

A campanha utilizará o poder de mobilização do esporte para promover ações de conscientização sobre o HIV durante o mundial de futebol sediado pelo Brasil no próximo ano.

O evento foi realizado no Forte de São Diogo, Salvador, com as presenças do prefeito da cidade, Antônio Carlos Magalhães Neto, e da assessora de cooperação internacional do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Cristina Raposo, da coordenadora do Unaids no Brasil, Georgiana Braga Orillard e do assessor sênior ao diretor executivo do Unaids, Djibril Diallo.

A Bahia foi escolhida para sediar a campanha global. O slogan da campanha, "De Soweto a Salvador", ilustra o elo histórico e cultural que a cidade tem com a África e ressalta a continuidade da campanha iniciada na África do Sul na Copa do Mundo da Fifa de 2010.

Em todo o mundo, 35,3 milhões de pessoas vivem com o HIV. No Brasil, aproximadamente 718 mil pessoas vivem com o vírus. O Estado da Bahia tem aproximadamente 100 novos casos de Aids por mês. No Estado, houve 509 mortes pela doença em 2012.

Testagem

No âmbito da campanha, o Ministério da Saúde ofertará testagem rápida e aconselhamento por meio de unidades móveis disponíveis (trailers) nas 12 cidades-sede. Essas unidades funcionarão como verdadeiros centros de encontro enquanto diversos grupos parceiros estabelecerão trabalhos conjuntos para a mobilização da população.

A iniciativa brasileira é resultado da parceria entre o Unaids, o Ministério da Saúde, o Governo do Estado da Bahia e o Município de Salvador.
Entre as atividades previstas durante a campanha no próximo ano estão futebol de rua, visando oferecer uma atenção especial para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade; distribuição de cerca de 2 milhões de preservativos; engajamento de estrelas do esporte e intervenções artísticas.

Fonte: UOL Saúde

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