Notícia - 18/11/2009 - FiqueSabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de aids

18/11/2009 - FiqueSabendo é uma mobilização de incentivo ao teste de aids

No sábado (13), o ginasta Diego Hypolito fez o lançamento da campanha Fique Sabendo, de mobilização para a testagem do HIV, em Londrina (PR). O campeão mundial de ginástica olímpica fará o exame às 9h no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Alameda Manuel Ribas, n. 1. O evento dá início ao mutirão de diagnóstico para o vírus da aids a ser realizado em mais de 400 unidades de saúde do Paraná até 15 de outubro. A ação é uma parceria do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria do Estado da Saúde do Paraná.

Praticamente todos os municípios paranaenses aderiram à mobilização e farão os exames gratuitamente. A lista completa com os locais está disponível na página www.saude.pr.gov.br. Os resultados serão entregues nos mesmos locais da coleta do sangue sete dias depois. Trinta por cento dos municípios oferecerão também os testes rápidos para HIV. Nesse caso, a coleta é feita no local, com um furo no dedo, e o resultado sai em cerca de meia hora. Independentemente do resultado, quem procura o diagnóstico passa por aconselhamento.

Estima-se que, no Paraná, cerca de 20 mil pessoas vivam com HIV, entre os que sabem e os que não sabem que têm o vírus. O principal objetivo da campanha é diminuir o número dos que desconhecem sua condição sorológica. “Isso garantirá melhor qualidade de vida a quem vive com vive com HIV”, explica o secretario Estadual de Saúde, Gilberto Martin.

A diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, alerta que, no cenário de uma doença de transmissão predominantemente por via sexual, todas as pessoas que tenham vida sexual ativa e relações sexuais desprotegidas podem ser expostas ao vírus.

Atualmente, no Brasil cerca de 620 mil pessoas vivem com HIV e aids. Desse total, 185 mil precisam de tratamento e recebem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Paraná, o primeiro caso foi detectado em 1984. Até junho de 2007, foram registrados 23.144 casos. Hoje, cerca de 9 mil pacientes são tratados com medicamentos anti-retrovirais.

Mais informações Programa Nacional de DST e Aids - Assessoria de Imprensa Telefones: 55 (61) 3448-8100 / 8088 Fax: 55 (61) 3448-8090 E-mail: imprensa@aids.gov.br Portal: www.aids.gov.br

Fonte: abrapajundiai

 
< Voltar