Notícia - 24/03/2010 - Programa Estadual de DST/Aids de SP recomenda aos portadores de HIV/aids vacinar-se contra gripe H1N1

24/03/2010 - Programa Estadual de DST/Aids de SP recomenda aos portadores de HIV/aids vacinar-se contra gripe H1N1

A Coordenação Estadual DST/Aids-SP, vinculada a Secretaria de Estado da Saúde, recomenda aos portadores de HIV/aids a imunização contra influenza H1N1, entre 22 de março e 02 de abril de 2010. Neste período será realizada a 2ª Etapa de Vacinação contra o Vírus da Influenza A (H1N1), promovida pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a vacina é a maneira mais eficaz de proteção contra este vírus, além de proteger o próprio indivíduo, diminui a cadeia de transmissão nos ambientes que freqüenta (casa, trabalho, lazer). "Sabe-se que pessoas com doenças crônicas, a exemplo da aids, apresentam pior evolução da influenza H1N1. Quanto menor o CD4, maior a probabilidade de se contrair a gripe H1N1, e inclusive evoluir para óbito", declara Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

A primeira onda da epidemia no Brasil ocorreu durante o inverno de 2009. É bastante provável que a segunda onda da gripe H1N1 chegue ao país novamente entre o outono e o inverno. "Os indivíduos que estiverem vacinados terão menor chance de adoecer. Aqueles que tiveram infecção pela influenza H1N1 em 2009, devem receber a vacina também", observa Ana Tereza Viso, infectologista do CRT DST/Aids-SP.

As pessoas que vivem com HIV/aids devem ser vacinadas, independentemente de sua contagem de linfócitos T CD4+. Ao se dirigirem aos locais de vacinação, precisam informar que são portadoras de doença crônica, não sendo necessária a revelação de seu diagnóstico por ser resguardado o direito ao sigilo e à confidencialidade.

A vacina encontra-se disponível nos postos de saúde e instituições que atendem portadores de HIV/Aids. Informações adicionais: 0800 16 25 50.

Fonte: CRT/SP

 
< Voltar