Notícia - 13/08/2010 - OMS recomenda tratamento precoce para a Aids, apesar do custo

13/08/2010 - OMS recomenda tratamento precoce para a Aids, apesar do custo

Organização Mundial de Saúde revê as indicações anteriores, que datavam de 2006; pacientes devem receber remédios mais cedo.

As novas diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) na luta contra a transmissão do HIV e contra a Aids, publicadas nesta segunda-feira, em Viena, recomendam que se comece o tratamento num nível mais baixo da infecção, apesar dos custos que isso implica.

Em suas últimas diretrizes, que datam de 2006, a OMS recomendava tratar os pacientes quando sua contagem de células CD4, que define o nível imunológico, tivesse chegado a 200, ou menos, por mm3 de sangue. O índice normal é de 1.000 a 1.500.

"Todos os adultos e adolescentes, incluindo as mulheres grávidas soropositivas, que apresentam um nível de CD4 de 350 células por mm3, devem iniciar um tratamento antirretroviral, haja ou não sintomas clínicos", indica a OMS em um texto de mais de 150 páginas.

A organização já havia lançado esta recomendação em novembro passado, às vésperas do Dia Mundial Contra a Aids.

A OMS sugere também que os pacientes que apresentarem sintomas importantes comecem o tratamento, qualquer que seja seu nível de CD4.

Fonte:

 
< Voltar